sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A DOUTRINA BUSH E O EIXO DO MAL

   A Doutrina Bush ficou conhecida em 2002, após o presidente George Bush divulgar o documento “A estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos”, que era relacionado com a política externa do ex presidente dos Estados Unidos George W. Bush, declarado como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001. 
 Já a expressão “Eixo do Mal” foi utilizada pelo presidente dos Estados Unidos George W. Bush, em seu discurso anual no congresso norte-americano em 2002 para se referir a três países que constituíam uma grave ameaça ao mundo todo e à segurança dos Estados Unidos, eram eles: Coréia do      Norte, Irã e Iraque. 
Segundo Bush, estes países desenvolviam armas de destruição em massa, ou patrocinavam o terrorismo regional e mundial. Tempos depois os Estados Unidos também incluíram Cuba, Líbia e Síria a este seleto grupo de países.
 A expressão Eixo do Mal é uma dupla referência histórica: Eixo lembra o Eixo de Berlim-Roma-Tóquio na Segunda Guerra Mundial, e mal retoma o termo império do Mal, forma como o governo Reagan se referia a União Soviética durante a Guerra Fria.

Se gostou dixe seu comentário e cuta nossa página!
- Alicia Dantas 

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ATAQUE 11 DE SETEMBRO DE 2001


    Os ataques terroristas de 11 de setembro, foram coordenado pelo grupo islâmico da al-Qaeda. Nesse dia foram sequestrados por 19 terroristas quatro aviões comercias com passageiros a bordo, pela manhã. Eles colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as torres gêmeas, que ficavam localizadas em Nova Iorque. Assim matando todos que estavam a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios.

O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, onde ficava a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia.

O quarto avião caiu em um campo aberto, depois de alguns de seus passageiros tentarem retoma o controle da aeronave dos sequestradores, esse avião caiu próximo de Shanksville, na Pensilvânia. Nenhum sobrevivente em qualquer um dos voos.

Neste atentado morreram quase três mil pessoas, 227 eram civis e os 19 sequestradores a bordo. A maioria das vitimas eram civis e incluindo cidadãos de 70 países.

Os Estados Unidos responderam os ataques com o lançamento da Guerra do Terror. Assim invadiram o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda.

Esse atentado trouxe muito prejuízo para os EUA, algumas bolsas estadunidenses ficaram fechadas no restante da semana do atendado, quando reabriram registraram enormes prejuízos principalmente nas indústrias aérea e de seguro. Também houve o desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos, causando danos à economia de Lower Manhattan, em Nova Iorque.

Se você gostou comente e curta nossa página!.
- Ingrid Santos.